dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
Suínos    
Alternativa aproveita dejetos de suínos
Cama sobreposta garante conservação ambiental, economia e rentabilidade em pequenas criações
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
15/05/2013

Uma alternativa usada pela Embrapa Meio-Norte pode transformar dejetos suínos de pequenas criações em adubo orgânico. No Projeto Boa Esperança, realizado na Comunidade Brejão, em Antônio Almeida (PI), além tecnologias mais sustentáveis para a produção de suínos, é utilizada a cama sobreposta, que consiste em uma grande caixa feita de muretas de alvenaria onde são depositadas palhas ou outros materiais absorventes junto com os dejetos dos animais. Essa técnica garante a conservação ambiental, além de aumentar a rentabilidade e economia das pequenas propriedades.

Segundo Robério Sobreira, zootecnista da Embrapa Meio-Norte, na Comunidade Brejão, os suínos eram criados em mangueirões com grande quantidade de lama na época das chuvas. Essa lama era carreada para o riacho que corta a comunidade.

— A solução encontrada foi fazer algo barato e eficiente: um galpão de palha utilizando a cama sobreposta — conta o zootecnista.

Ele explica que, na medida em que os dejetos entram em contato com a palhada, eles desidratam sem a emissão de odor. Em determinado ponto, a caixa recebe uma nova camada de palhada e assim sucessivamente. Quando o ciclo é completado, a cama é retirada e destinada à compostagem, o que fornece um excelente material para a adubação orgânica.

— Para a realização da compostagem, é retirado um monte, que é periodicamente molhado. Para apressar ainda mais o processo, o produtor pode fazer o revolvimento desse material. Depois de até 60 dias, nas condições do Nordeste, o material adquire a aparência de húmus e pode ser utilizado — explica.

Sobreira diz que a cama sobreposta deve ser utilizada onde se tenha disponibilidade de materiais absorventes. Como benefícios, ela traz conforto e melhora a aparência dos animais, diminui a incidência de doenças, promove a economia de água, conserva o meio ambiente e aumenta a rentabilidade.

— No entanto, é preciso ressaltar que a cama sobreposta como melhor opção não é uma regra para a suinocultura, ou seja, cada situação tem suas particularidades. Em outras comunidades, um galpão nos padrões da suinocultura industrial pode ser mais eficiente e econômico — afirma.
 
Ainda de acordo com o entrevistado, o galpão construído no projeto comporta 25 animais, o que não impede que a tecnologia seja utilizada em uma escala maior, onde se comportaria até 100 animais de terminação.
 
— Estamos trabalhando com 2m de galpão por animal. Portanto, o galpão de 5m x 10m foi projetado para comportar 5 animais. Para obter o tamanho necessário para a terminação de qualquer outro lote, basta calcular a proporção — explica Sobreira.
 
Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Meio-Norte através do número (86) 3089-9100.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 02/12/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
FERNANDO HUGO
04/12/2011 - 09:35
DR.ROB+RIO SOBREIRA, ESTE RAPAZ TEM POTENCIAL E INTERESSE EM AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA AGROPECUARIA NO BRASIL. PARABENS PELA MAT+RIA.

Mauricio Pereira de Figueiredo
07/12/2011 - 18:37
o Crescimento atual do Agronegocio se deve ao fato do desenvolvimento tecnologico que o Brasil atravessa no campo e que o tem destacado em nivel mundial.
Esse trabalho Ú fruto dessa preocupaþÒo que tem o nosso colega Roberio Sobreira, de maneira precisa buscou a soluþÒo de um "problema" de maneira barata e eficiente, tendo o cuidado com o meio ambiente e focando tambÚm a rentabilidade e economia das pequenas criaþ§es.
desejo a continuaþÒo no desenvolvimento de soluþ§es que atendam as necessidades dos pequenos produtores.

ParabÚns

Mikaela Gama
13/12/2011 - 21:08
A cada dia me surpreendo mais com vc. A capacidade de se preocupar com problemas como esse, q fim toma os dejetos dos suÝnos, visando ajudar comunidades mais carentes, Ú algo muito importante. Fica aqui minha admiraþÒo, como sempre!

Marcilio Frota
16/05/2013 - 17:40
Parabéns Dr. Robério muito elucidativa e interessante a matéria, prova de que a boa vontade e o conhecimento pode mudar a vida das pessoas e tornar o mundo melhor!!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada